O azeite pode prevenir o Alzheimer e o câncer e este poderoso alimento, famoso nas dietas saudáveis, se tornou um notável aliado contra estas patologias que assustam inúmeras pessoas no planeta.
Segundo uma pesquisa da redação do CenárioMT, dados oficiais da Organização Mundial de Saúde, mostram que uma em cada cinco pessoas no mundo irá desenvolve câncer. Somente em 2020 o número de casos foi de 19,3 milhões com cerca de 10 milhões de óbitos.
A OMS denfende também que cerca de 55 milhões de pessoas vivam com algum tipo de demência, sendo a mais comum a doença de Alzheimer, que atinge sete entre dez indivíduos nessa situação em todo o mundo
Mas em contrapartida do aumentos das doenças, alguns alimentos possuem o grande poder de ajudar na prevenção da doença. Por exemplo, azeite é a estrela da Dieta Mediterrânica e existem muitos estudos que comprovam as suas propriedades benéficas para a saúde. Atribui-se a maioria deles ao seu teor de polifenóis, substâncias antioxidantes que exercem efeito protetor sobre o organismo ao bloquear a ação nociva dos radicais livres.
Leia também: Benefícios da dieta mediterrânea
Pesquisadores da Universidade de Sevilha nalisaram os benefícios desse ácido graxo e destacam que ele possui propriedades que ajudam a prevenir o câncer, o mal de Alzheimer ou o colesterol alto.
Como o azeite previne o Alzheimer e o câncer?
O ácido oleico é um componente importante das membranas celulares, incluindo os neurônios. A deterioração cognitiva causada pelo Alzheimer não é causada apenas pela morte dos neurônios, mas pela destruição das conexões que se formam entre eles.
Os neurônios usam substâncias como o ácido oleico para aumentar suas extensões e se conectar uns com os outros. De fato, uma diminuição significativa no nível de ácido oleico foi observada no cérebro de pacientes que sofrem de transtornos depressivos graves e doença de Alzheimer.
No caso do câncer, o ácido oleico é uma molécula anticancerígena porque inibe a expressão de oncogenes. Também é considerado anti-inflamatório (as células cancerígenas precisam de um ambiente inflamatório para crescer).
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!