28.9 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 25 fevereiro, 2023
Publicidade
InícioSAÚDEMulheres, vocês sabiam que comer ameixas ajuda a melharar inflamações?

Mulheres, vocês sabiam que comer ameixas ajuda a melharar inflamações?

Autor do Texto CENÁRIOMT

Mulheres, vocês sabiam que comer ameixas ajuda a melharar inflamações? O declínio hormonal que ocorre durante a menopausa afeta a saúde da mulher. Os níveis de colesterol tendem a aumentar e acumula-se mais gordura visceral , um tipo de gordura mais prejudicial porque promove a liberação de substâncias inflamatórias que são um fator de risco para muitas doenças.

Hábitos de estilo de vida saudáveis ​​podem ajudar a compensar o efeito da diminuição do estrogênio e de outros hormônios femininos menos conhecidos que afetam igualmente a saúde, como o hormônio anti-Mülleriano .



A alimentação é um pilar muito importante que pode ajudar a mulher a transitar melhor por esta fase .

Uma dieta rica em vegetais e gorduras saudáveis , como o azeite, ajudará a reduzir os níveis de inflamação , mas há um alimento especialmente recomendado para mulheres com mais de 50 anos: as ameixas .

Comer ameixas ajuda a melharar inflamações

Uma nova pesquisa publicada na revista Food&Function mostra que “o consumo diário de ameixas pode melhorar o microbioma intestinal fecal em mulheres na pós-menopausa” .

Os autores do estudo apontam que o microbioma fecal , o ecossistema de microorganismos encontrados na matéria fecal de uma pessoa, reflete a saúde geral do intestino de um indivíduo.



Os pesquisadores descobriram que comer ameixas aumentou significativamente o número de bactérias da família Lachnospiraceae .

Essas bactérias estão associadas a uma redução de substâncias inflamatórias no corpo e a uma barreira intestinal saudável. Quando a barreira intestinal é frágil (permeável), substâncias que podem afetar negativamente a saúde escapam por ela.

AMEIXAS TAMBÉM MELHORAM A SAÚDE ÓSSEA

Outros estudos mostraram que os compostos fenólicos e o teor de fibra alimentar das ameixas podem alterar o microbioma intestinal de maneira a apoiar a saúde óssea .

A menopausa também afeta negativamente os ossos das mulheres devido à diminuição do estrogênio, hormônio que participa da formação dos ossos , por isso é especialmente importante cuidar da saúde dos ossos após os 50 anos. É fundamental garantir a quantidade certa de cálcio e o consumo de ameixas pode ajudar nesse sentido.

QUANTAS AMEIXAS VOCÊ DEVE COMER POR DIA?

50 gramas de ameixas todos os dias podem trazer benefícios óbvios para a saúde das mulheres após um ano.

Os autores do estudo estudaram um grupo de 143 mulheres na pós-menopausa com idades entre 55 e 75 anos. Eles os dividiram em três grupos: um grupo comeu 50 g de ameixas por dia, outro grupo comeu 100 g e um terceiro grupo não comeu ameixas. Após 12 meses, eles analisaram o microbioma fecal e descobriram que o grupo que comeu ameixas tinha mais bactérias da família Lachnospiraceae .

MELHORE A SAÚDE INTESTINAL COM AMEIXAS

A saúde intestinal afeta muito a saúde geral. Uma boa saúde intestinal previne a prisão de ventre e os problemas derivados dela; também evita a permeabilidade intestinal e a passagem de substâncias nocivas para a corrente sanguínea que promovem a inflamação.

Embora os benefícios desse alimento tenham sido testados em mulheres na pós-menopausa, os autores do estudo apontam que a ameixa pode ser uma grande aliada para melhorar a microbiota independentemente do sexo e da idade.



“Os consumidores estão cada vez mais preocupados com a saúde intestinal e este estudo apóia a reputação das ameixas como um alimento saudável para o intestino. As ameixas são um alimento integral natural que é fácil e conveniente para os consumidores incorporarem em suas dietas. suas refeições diárias ou lanches “ , diz Andrea N. Giancoli.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Rebeca Moraes
Rebeca Moraeshttp://www.renjianlawyer.com/
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).

Lucas do Rio Verde

PRATA DA CASA
Atleta de Lucas do Rio Verde é convocado para representar MT no Brasileiro de Volei
fevereiro 25, 2023
PRESO EM FLAGRANTE
Lucas do Rio Verde: PM apreende pick up Strada carregada com defensivos contrabandeados
fevereiro 24, 2023
SEM MOTORISTA
Descuido quase provoca acidente grave no terminal rodoviário de Lucas do Rio Verde
fevereiro 24, 2023
NOVO BIÊNIO
Nova diretoria da Associação Comercial e Empresarial toma posse para mandato de dois anos
fevereiro 24, 2023