Mulheres, vocês sabiam que comer ameixas ajuda a melharar inflamações? O declínio hormonal que ocorre durante a menopausa afeta a saúde da mulher. Os níveis de colesterol tendem a aumentar e acumula-se mais gordura visceral , um tipo de gordura mais prejudicial porque promove a liberação de substâncias inflamatórias que são um fator de risco para muitas doenças.
Hábitos de estilo de vida saudáveis podem ajudar a compensar o efeito da diminuição do estrogênio e de outros hormônios femininos menos conhecidos que afetam igualmente a saúde, como o hormônio anti-Mülleriano .
A alimentação é um pilar muito importante que pode ajudar a mulher a transitar melhor por esta fase .
Uma dieta rica em vegetais e gorduras saudáveis , como o azeite, ajudará a reduzir os níveis de inflamação , mas há um alimento especialmente recomendado para mulheres com mais de 50 anos: as ameixas .
Comer ameixas ajuda a melharar inflamações
Uma nova pesquisa publicada na revista Food&Function mostra que “o consumo diário de ameixas pode melhorar o microbioma intestinal fecal em mulheres na pós-menopausa” .
Os autores do estudo apontam que o microbioma fecal , o ecossistema de microorganismos encontrados na matéria fecal de uma pessoa, reflete a saúde geral do intestino de um indivíduo.
Os pesquisadores descobriram que comer ameixas aumentou significativamente o número de bactérias da família Lachnospiraceae .
Essas bactérias estão associadas a uma redução de substâncias inflamatórias no corpo e a uma barreira intestinal saudável. Quando a barreira intestinal é frágil (permeável), substâncias que podem afetar negativamente a saúde escapam por ela.
AMEIXAS TAMBÉM MELHORAM A SAÚDE ÓSSEA
Outros estudos mostraram que os compostos fenólicos e o teor de fibra alimentar das ameixas podem alterar o microbioma intestinal de maneira a apoiar a saúde óssea .
A menopausa também afeta negativamente os ossos das mulheres devido à diminuição do estrogênio, hormônio que participa da formação dos ossos , por isso é especialmente importante cuidar da saúde dos ossos após os 50 anos. É fundamental garantir a quantidade certa de cálcio e o consumo de ameixas pode ajudar nesse sentido.
QUANTAS AMEIXAS VOCÊ DEVE COMER POR DIA?
50 gramas de ameixas todos os dias podem trazer benefícios óbvios para a saúde das mulheres após um ano.
Os autores do estudo estudaram um grupo de 143 mulheres na pós-menopausa com idades entre 55 e 75 anos. Eles os dividiram em três grupos: um grupo comeu 50 g de ameixas por dia, outro grupo comeu 100 g e um terceiro grupo não comeu ameixas. Após 12 meses, eles analisaram o microbioma fecal e descobriram que o grupo que comeu ameixas tinha mais bactérias da família Lachnospiraceae .
MELHORE A SAÚDE INTESTINAL COM AMEIXAS
A saúde intestinal afeta muito a saúde geral. Uma boa saúde intestinal previne a prisão de ventre e os problemas derivados dela; também evita a permeabilidade intestinal e a passagem de substâncias nocivas para a corrente sanguínea que promovem a inflamação.
Embora os benefícios desse alimento tenham sido testados em mulheres na pós-menopausa, os autores do estudo apontam que a ameixa pode ser uma grande aliada para melhorar a microbiota independentemente do sexo e da idade.
“Os consumidores estão cada vez mais preocupados com a saúde intestinal e este estudo apóia a reputação das ameixas como um alimento saudável para o intestino. As ameixas são um alimento integral natural que é fácil e conveniente para os consumidores incorporarem em suas dietas. suas refeições diárias ou lanches “ , diz Andrea N. Giancoli.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!