28.9 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 25 fevereiro, 2023
Publicidade
InícioMundo animalCobrasSurpreendente flagrante da sucuri escalando a cachoeira

Surpreendente flagrante da sucuri escalando a cachoeira

Autor do Texto CenarioMT

Veja o surpreendente flagrante de uma cobra sucuri  (Eunectes) escalando uma cachoeira. Realmente é uma cena maravilhosa que a natureza nos proporcionou.

O vídeo foi postado por Vilmar Teixeira em seu canal no YouTube – Terra da Sucuri – onde posta diversos flagrantes. Vilmar é guia turístico na região de Bonitos, em Mato Grosso do Sul (MS).

Grandiosa por natureza, a cobra sucuri é encanta os amantes da natureza, que ao se depararem com cenas como esta, ficam maravilhados.



Essas cobras, apesar de parecerem, não são agressivas e não possuem peçonha (veneno). Não há registro oficial de que um animal desses tenha atacado um humano. Porém, infelizmente, o homem é o principal causador da morte dessas serpentes.

Quem são as sucuris?

De habito semiaquático, as cobras sucuris (Eunectes) são endêmicas da América do Sul e podem ser divididas em quatro espécies:



Eunectes notaeus, a sucuri-amarela, endêmica da zona do Pantanal; Eunectes murinus, a sucuri-verde, a maior e mais conhecida, ocorrendo em áreas alagadas da região do Cerrado e da Amazônia, sendo que, neste último bioma, os animais costumam alcançar tamanhos maiores; Eunectes deschauenseei, a sucuri-malhada, ocorre na Ilha de Marajó e na Guiana Francesa, bem como em algumas outras partes da Amazônia e Eunectes beniensis, a sucuri-da-bolívia.

Uma das principais características das cobras sucuris, além do tamanho que chama a atenção, é o dimorfismo sexual, ou seja, nas quatro espécies, as fêmeas são maiores que os machos.



Quando está no período de acasalamento, a sucuri libera feromônios para atrair machos para reprodução, o que pode resultar na aproximação de vários machos. A fêmea acaba por escolher apenas um para se reproduzir.

As sucuris não são venenosas, pois não possuem dentes inoculadores de veneno, mas sua mordida é forte o bastante para atordoar sua presa que rapidamente é envolvida pela musculatura forte e robusta da serpente
As sucuris não são venenosas, pois não possuem dentes inoculadores de veneno, mas sua mordida é forte o bastante para atordoar sua presa que rapidamente é envolvida pela musculatura forte e robusta da serpente

Em algumas situações, a fêmea acaba que por praticar o canibalismo, ou seja, como o macho com quem a pouco acoplou. O canibalismo sexual só foi confirmado em E. murinus.



As fêmeas ganham o benefício direto de uma refeição rica em proteína pós-copulatória quando consomem seus parceiros, juntamente com o benefício indireto de recursos adicionais para usar na formação da prole.

Se você gostou deste post: Majestosa cobra sucuri aparece em estrada no Mato Grosso vai gostar também de ler esta notícia: Cobra caninana prega susto em tratorista

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!



João Ricardo
João Ricardohttp://www.renjianlawyer.com
Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.

Lucas do Rio Verde

PRATA DA CASA
Atleta de Lucas do Rio Verde é convocado para representar MT no Brasileiro de Volei
fevereiro 25, 2023
PRESO EM FLAGRANTE
Lucas do Rio Verde: PM apreende pick up Strada carregada com defensivos contrabandeados
fevereiro 24, 2023
SEM MOTORISTA
Descuido quase provoca acidente grave no terminal rodoviário de Lucas do Rio Verde
fevereiro 24, 2023
NOVO BIÊNIO
Nova diretoria da Associação Comercial e Empresarial toma posse para mandato de dois anos
fevereiro 24, 2023