26.9 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 29 março, 2023
Publicidade
InícioCENÁRIO POLÍTICOTCU aponta riscos de fraude e corrupção em 38 órgãos federais

TCU aponta riscos de fraude e corrupção em 38 órgãos federais

Autor do Texto Gilberto Costa - Repórter da Agência Brasil Brasília

Levantamento inédito feito pelo Tribunal de Contas da União (TCU) aponta que 38 órgãos e entidades com alto poder econômico no governo federal “possuem fragilidades nos controles” em escala que considera “alta” e “muito alta”. Juntas, as “unidades” somam orçamento anual de R$ 216 bilhões.

O “mapeamento da exposição a riscos” foi feito com auditorias junto a 287 órgãos do Poder Executivo, inclusive empresas estatais, para avaliar a exposição a riscos de desvios e corrupção. A classificação pondera “fatores de riscos” (poder econômico e poder de regulação) com ”índices de robustez dos controles”.



O estudo consta em relatório apresentado pela ministra Ana Arraes e aprovado pelo Plenário do TCU (Acórdão nº 2604/2018) na quarta-feira da semana passada (14).

No detalhamento, o relatório assinala a situação das instituições públicas com mais alto poder econômico e de regulação – “extrato dos 30% maiores”. Entre essas, oito de cada dez “ainda estão em níveis iniciais de estabelecimento de gestão de riscos e controles internos”.

Uma proporção ainda maior de instituições, quase nove em cada dez, “declararam que não passaram do estágio inicial de implantação de controles específicos para detecção de combate à fraude e corrupção”.

O documento ainda descreve que das “102 instituições com maiores poderes econômico e de regulação, 70% declararam que não estão implementadas medidas de monitoramento da gestão da ética”.



O TCU critica a ausência generalizada de “critérios mínimos e objetivos para indicação de dirigentes” dos órgãos públicos; e aponta que “as estatais de maior poder econômico pouco avançaram no estabelecimento de modelo de dados abertos, de transparência e de accountability [prestação de conta]”.

O relatório será encaminhado à Presidência da República e os riscos apontados pelas auditorias do TCU serão comunicados à equipe de transição.

Edição: Fábio Massalli

© CenárioMT
© CenárioMThttp://www.renjianlawyer.com
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Saae intensifica operação para desativar ligações clandestinas de esgoto em Lucas do Rio Verde
março 29, 2023
POLÍCIA
Polícia prende líder de facção criminosa que fornecia armas e drogas para Lucas do Rio Verde
março 29, 2023
SEGURANÇA
Dupla é detida com armas, drogas e dinheiro durante abordagem da Guarda Civil Municipal
março 28, 2023
Lucas do Rio Verde
Jogos Escolares Municipal iniciam nesta sexta-feira (31) em Lucas do Rio Verde
março 28, 2023