28 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 25 fevereiro, 2023
Publicidade
InícioCENÁRIO POLÍTICOGOV-MTAtendimento às recomendações da CGE alcança índice de 83%

Atendimento às recomendações da CGE alcança índice de 83%

à“rgãos do Governo de Mato Grosso têm aperfeiçoado os sistemas de controle para mitigar riscos em busca de segurança e eficiência
Autor do Texto CenárioMT

Os órgãos do Governo de Mato Grosso têm aperfeiçoado os sistemas de controle para mitigar riscos em processos e atividades internas de gestão na busca contínua por segurança e eficiência. O atendimento dos órgãos públicos estaduais às recomendações da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) chegou à 83,4% em 2022, nível caracterizado como aprimorado pelas normas técnicas de auditoria interna, ou seja, nível mais alto de controle interno de suas atividades.

O dado da CGE- MT demostra a responsabilidade no trato com a coisa pública, e com a gestão dos recursos públicos, que são oriundos dos impostos pagos pela população. Desde o início da atual gestão do Governo esse índice tem tido evolução constante, saindo de 55,5% em 2019, para 66,9% em 2020, 77,9% em 2021 e 83,4% em 2022.



Ao considerar o índice alcançado em 2022, significa que a cada 10 recomendações emitidas pela CGE, os órgãos e as entidades fizeram planos de providências para oito (08) delas, com execução total ou em andamento das ações propostas.

O superintendente de Desenvolvimento do Controle da CGE-MT, Norton Glay Sales Santos, destaca que a evolução no atendimento às recomendações se deve ao reforço na atividade de monitoramento das ações propostas pelos órgãos estaduais para minimizar o risco de erros e falhas operacionais e na proatividade dos gestores em aperfeiçoar os sistemas de controle para mitigar riscos.

Segundo o superintendente, a evolução no atendimento às recomendações também se deve ao empenho das Unidades Setoriais de Controle Interno (Unisecis) em coordenar e incentivar a elaboração e implementação dos planos de providências pelas áreas objetos de apontamentos. “A intensificação da atividade das Unisecis tem contribuído para a compreensão dos órgãos estaduais em relação aos benefícios que a elaboração e a execução das ações geram às organizações públicas”, pontua o superintendente da CGE.  

Ao receber o plano de providências produzido pelo órgão auditado, a CGE-MT analisa as ações sugeridas não somente quanto ao adequado preenchimento do documento, mas também quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, eficiência, utilidade, pertinência, razoabilidade, objetividade e clareza das ações. 



Sempre que finalizar a execução das ações, o órgão deve informar a conclusão à CGE/MT e apresentar evidências de que as providências propostas foram cumpridas. De posse do material, a Controladoria realiza testes e avaliações nos registros e nas evidências apresentadas, bem como visitas in loco para verificar se as ações foram realmente implementadas.

Relatórios

As análises da CGE resultaram em relatórios emitidos à autoridade máxima do órgão/entidade em questão e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) com a demonstração do cumprimento ou não das providências nos prazos estabelecidos. No período de 2019 a 2022, a CGE produziu mais de 200 relatórios de monitoramento.

 

 

© CenárioMT
© CenárioMThttp://www.renjianlawyer.com
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.

Lucas do Rio Verde

PRATA DA CASA
Atleta de Lucas do Rio Verde é convocado para representar MT no Brasileiro de Volei
fevereiro 25, 2023
PRESO EM FLAGRANTE
Lucas do Rio Verde: PM apreende pick up Strada carregada com defensivos contrabandeados
fevereiro 24, 2023
SEM MOTORISTA
Descuido quase provoca acidente grave no terminal rodoviário de Lucas do Rio Verde
fevereiro 24, 2023
NOVO BIÊNIO
Nova diretoria da Associação Comercial e Empresarial toma posse para mandato de dois anos
fevereiro 24, 2023